segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Após sofrer com chuva, Sul deve ter tempo seco na segunda


Após sofrer com a chuva durante a semana passada, a maior parte do Sul do País vai ter tempo seco e até sol em algumas regiões na segunda-feira. As exceções são o nordeste de Santa Catarina e o leste e o centro-norte do Paraná, onde a precipitação aparece. As informações são da Climatempo.

Cerca de 183 mil pessoas foram afetadas pelos temporais em Santa Catarina, que deixaram ainda 1.901 desabrigados, 10.648 desalojados, 291 deslocados, 173 feridos e cinco mortos. A precipitação causou destruição em três cidades catarinenses. Por causa do volume de água dos últimos dias, algumas encostas da região do Vale do Itajaí ainda correm risco de deslizamento. A população sofreu ainda com tornados, que atingiram três cidades do Estado.

No Rio Grande do Sul, as chuvas intensas deixaram 2.231 pessoas desabrigadas e 2.054 desalojadas, segundo informações da Defesa Civil do Estado divulgadas neste domingo. De acordo com a corporação, foram danificadas 4.416 residências e outras 70 estão completamente destruídas. No total, 13 pessoas ficaram feridas e foram registradas duas mortes.

Confira a previsão da Climatempo para a segunda-feira em todo o País:

Sul - o sol não aparece e chove a qualquer hora do dia no nordeste de Santa Catarina e no leste do Paraná. O sol aparece fraco entre muitas nuvens no leste e no sul catarinense e no nordeste gaúcho, mas o tempo fica firme e não chove. O sol também aparece fraco e chove a qualquer hora no centro-norte do Paraná. Nas demais áreas da região, o sol brilha com força e ainda ocorrem pancadas de chuva no oeste paranaense.

Sudeste - uma frente fria avança pelo Sudeste e provoca chuva a qualquer hora do dia no centro-sul e no leste de São Paulo, no sul e na Zona da Mata de Minas e no centro-sul do Rio. No norte e no Triângulo Mineiro, assim como no norte do Espírito Santo, o sol brilha com força entre poucas nuvens e não chove. Nas outras áreas, o sol também aparece, mas a nebulosidade aumenta ao longo do dia e ocorrem pancadas de chuva a partir da tarde.

Nordeste - todos os Estados têm um dia de muito sol e calor. No litoral leste e na Zona da Mata entre o Rio Grande do Norte e Pernambuco e no litoral sul da Bahia, assim como no norte do Maranhão, áreas de instabilidade que vem do mar provocam rápidas pancadas de chuva no início e no fim do dia. No litoral entre o Recôncavo baiano e Alagoas ocorrem pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Nas demais regiões o dia segue ensolarado e ainda não chove.

Norte - uma massa de ar seco deixa o tempo firme, com sol forte e sem chuva no Tocantins, no centro-sul do Pará e no centro-sul de Rondônia. Nas demais áreas do Norte, o sol aparece com força, mas a nebulosidade aumenta e ocorrem algumas pancadas de chuva no final do dia. O tempo segue mais carregado no norte do Amazonas e em Roraima, onde há previsão de chuva a qualquer hora do dia.

Centro-Oeste - a nebulosidade aumenta ao longo do dia e ocorrem pancadas de chuva a partir da tarde no centro-sul de Mato Grosso do Sul. Nas outras áreas do região o ar mais seco volta a predominar e deixa o tempo firme, com sol forte, calor à tarde e sem chuva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário