quarta-feira, 13 de maio de 2009

Usuários de todo o mundo começam a fazer o download do Windows 7

Após dois anos de espera e muitos rumores, o Windows 7 chegou hoje finalmente aos usuários de todo o mundo, que já estão instalando de graça a última versão em testes do próximo sistema operacional da Microsoft.

Desde a madrugada desta terça-feira, qualquer usuário pode fazer o download do Windows 7 Release Candidate. Esta versão beta é a mais aproximada da definitiva, que pode chegar ao mercado antes do final do ano.

Com este teste, a gigante do ramo de softwares espera reunir uma grande quantidade de comentários dos usuários que permitam resolver problemas e evitar críticas futuras, uma estratégia que seguiu durante todo o processo de elaboração do Windows 7.

"Escutamos nossos parceiros e clientes e trabalhamos duro para que esta seja a melhor versão beta da história do Windows", disse Bill Veghte, vice-presidente para negócios do Windows, durante o lançamento.

A versão para download está disponível em inglês, espanhol, francês, alemão e japonês e em versões de 32 e 64 bits. A companhia alerta para alguns problemas que não puderam ser solucionados, como questões relativas ao navegador Explorer 8.

O Windows 7 Release Candidate já foi testado nos últimos dias por usuários das redes MSDN e Technet. Tanto a Microsoft, quanto especialistas elogiaram sua estabilidade e a eliminação dos problemas mais criticados no Vista, até então a versão mais recente do Windows, lançada há mais de dois anos.

"Baseado na informação que recebemos, esperamos que o Windows 7 esteja preparado para ser o lançamento de maior qualidade da história" do sistema operacional, comentou Brittany Robbins, porta-voz da Microsoft.

Com o Windows 7, a empresa espera corrigir os erros do Vista, que gerou mais críticas do que elogios entre os usuários, fazendo com que muitos preferissem, inclusive, continuar utilizando versões mais antigas do sistema.

Curiosamente, a nova versão chega com uma função chamada Windows XP Mode, que permite aos usuários de pequenas e médias empresas executar aplicações da edição antiga diretamente a partir do Windows 7.

Além disso, a última geração do Windows inclui menos alertas e janelas de notificação de potenciais riscos de segurança, fato que irritou muitos usuários de Vista e que foi ridicularizado em anúncios de seu concorrente Apple.

O Windows 7 apresenta uma versão melhorada para netbooks, cujo rápido crescimento de vendas salvou os fabricantes de computadores no meio da crise. Cerca de 80% dos netbooks atualmente no mercado utilizam Windows XP, uma versão mais antiga, barata e menos rentável para a Microsoft do que o Windows Vista, mas que funciona melhor neste tipo de equipamento.

Outra novidade é a ferramenta Remote Media Streaming, pensada principalmente para empresas, que permite acessar de maneira remota bibliotecas de mídias digitais a partir de qualquer computador com Windows 7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário