sexta-feira, 15 de maio de 2009

Preços ao produtor sofrem maior queda em 22 anos no Japão

Os preços ao produtor no Japão registraram sua maior queda em 22 anos, ao baixar 3,8% em abril, em comparação com o mesmo mês do ano passado, informou nesta sexta-feira o governo japonês.

O relatório preliminar do Banco do Japão (BOJ) constata que, no mês passado, os preços chegaram 103,6 em uma base de 100 estabelecida em 2005. Além disso, o BOJ constatou que os preços ao produtor caíram em março três décimos a mais que os 2,2% previstos no mês passado.

A baixa demanda interna, deteriorada pela situação do emprego e da renda das famílias, é uma das principais razões para a queda deste indicador, que aumenta as preocupações sobre uma deflação, segundo a agência local Kyodo.

A variação anualizada dos preços das importações medidos em ienes foi de 23,9% em baixa, e 21,5% menor em termos das divisas nas quais acontecem estas compras. Os preços das exportações caíram 8,4% em ienes em abril, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Nas divisas em que as vendas foram acertadas, essa queda foi de 3,9%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário