domingo, 24 de maio de 2009

Apple pode lançar netmac para concorrer no mercado de netbooks

Enquanto crescem os inúmeros rumores de que um netmac da Apple seja lançado nos próximos meses, pesquisadores da Piper Jaffray sugerem que a empresa vá apresentar sua resposta ao mercado só no ano que vem. Segundo eles, o produto seria um tablet a ser vendido de US$ 500 a US$ 700.

"Entre indicações de nossos contatos na Ásia, patentes recentes relacionadas a sensibilidade multitoque para dispositivos mais complexos, comentários de Tim Cook na sua palestra de 22 de abril e a aquisição da P.A. Semi, está cada vez mais claro que a Apple está investindo mais em sua franquia de computação móvel", escreveu o analista Gene Munster e sua equipe em extenso relatório para clientes, divulgado pelo site Apple Insider.

Especificamente falando, o analista conta que estes investimentos deverão culminar com o lançamento de um tablet com tela de toque entre 7 a 10 polegadas em um evento especial a ser realizado no primeiro semestre de 2010.

Para Munster, este movimento seria consistente com os comentários que contam que a Apple não tem interesse em alimentar o segmento de miniportáteis baratos. Seu desejo declarado é o de se diferenciar em um mercado atualmente dominado por computadores restritos com magras margens de lucro para os fabricantes e, para o usuário, recursos abaixo da média. De acordo ainda com o Apple Insider, a empresa de Steve Jobs tem sido consistente em afirmar que o software vai cumprir um papel vital em seus esforços no espaço móvel. Partindo dessa premissa, o analista da Piper Jaffray antecipa que o possível tablet vai rodar um sistema operacional híbrido, mais robusto que o iPhone OS e mas otimizado para ações multitoque - e o Mac OS X ainda está longe disso.

Por fim, Munster ainda pesquisou as vendas de iPhones, iPods e Macs nos últimos meses e reafirmou o que espera da empresa: a Apple vai bater todas as expectativas do mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário