sexta-feira, 24 de abril de 2009

Jogo para iPhone que sacode bebê é retirado da App Store

A Apple removeu de sua loja de aplicativos para iPhone o polêmico jogo "Baby Shaker" (algo como "Sacode Bebê", em tradução livre), em resposta a protestos de organizações e internautas. No jogo, que podia ser baixado na App Store por US$ 0,99, o usuário deve sacudir o telefone vigorosamente para que um bebê pare de chorar.

A descrição do aplicativo na loja da Apple dizia "No avião, no ônibus, no teatro. Os bebês estão em todos os lugares em que não queremos! Eles estão sempre tirando sua concentração com aquele choro incessante quando você tenta se preparar para uma apresentação de trabalho. Antes do Baby Shaker, não havia nada a fazer. Veja quanto tempo você agüenta esse choro adorável até que você precise dar um jeito de calar a boca do bebê!"

A tela mostra um desenho em preto e branco de um bebê que, quando "calado" pelo movimento do telefone, ganha um X vermelho sobre cada olho.

Desenvolvido pela empresa Sikalosoft, o aplicativo foi lançado na App Store na última segunda-feira, segundo o jornal britânico The Guardian, e retirado da loja na quarta. Vários sites e blogs já haviam criticado o jogo, considerado de mau gosto e perigoso pelo tipo de comportamento que promove.

A Apple analisa cada aplicativo submetido à App Store antes de disponibilizá-los aos usuários do iPhone, mas a rigidez dos critérios foi amenizada depois de ser muito criticada e considerada excessiva. A loja online já registrou mais de um bilhão de downloads desde que foi aberta, no ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário