sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

confira as montadoras candidatas a desaparecer


Não apenas a Hummer, pertencente à General Motors (GM), corre risco de fechar as portas definitivamente. A Forbes selecionou cinco montadoras que podem desaparecer do mercado americano nos próximos anos. Entre elas, a britânica Jaguar, que foi comprada pela indiana Tata, e a japonesa Mitsubishi.

Para criar a lista das marcas de automóveis que caminham mais rapidamente para a extinção, a publicação utilizou dados das vendas de carros das montadoras, divulgados pela empresa de pesquisa Auto Data. Foram excluídas da seleção empresas que já tiveram seus fins anunciados.

Com queda de 81% nas vendas desde 2003, a americana Buick corre risco de encerrar sua fabricação. Seus sedãs LaCrosse e Lucerne tiveram vendas 66% e 43% menores, respectivamente, entre janeiro de 2008 e o mês passado.

A Isuzu já havia anunciado no ano passado seus planos de sair do mercado dos Estados Unidos em 2009. Neste ano, porém, as picapes Ascender e i-Series ainda estão disponíveis para os americanos.

A britânica Jaguar acumulou queda na comercialização de veículos no acumulado desde 2003. Os modelos S-Type e X-Type amargaram vendas 97,4% e 98,1% menores, respectivamente.

A Ford vendeu a Jaguar em 2008 para a Tata, juntamente da Land Rover. As vendas da marca caíram 5,8% apenas no ano passado. Segundo a Forbes, no entanto a Tata mudou a estratégia, para elevar a marca a um mercado mais restrito.

A queda da japonesa Mitsubishi foi de 81,2% nos últimos cinco anos. Entre janeiro do ano passado e o mesmo mês de 2009, o Eclipse e o Eclipse Spyder tiveram baixa de 63,7% e 34,4% nas vendas.

Colocada à venda pela GM, a Saab amargou perdas de 70,3% desde 2003. Segundo a publicação, a subsidiária deve voltar a ser uma companhia sueca. Os modelos 9-3 e 9-5 tiveram quedas nas vendas de 55,2% e 49,2%, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário