quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Brasil deve liberar trigo russo para importação

Uma delegação agrícola do Brasil em Moscou deve recomendar a eliminação de barreiras sanitárias para os embarques de trigo russo ao Brasil, afirmou na terça-feira uma autoridade do Ministério da Agricultura.

O Brasil normalmente importa da Argentina a tarifa zero 90% do trigo que compra no exterior. Mas a safra argentina caiu pela metade e o País está restringindo as exportações.

Assim o Brasil deve se voltar para a América do Norte, mais provavelmente o Canadá, em busca de um milhão de t de trigo em meados de 2009.

Os Estados Unidos e o Canadá são os outros dois únicos países de fora do Mercosul cujas barreiras sanitárias foram eliminadas para exportação de trigo ao Brasil. A América do Norte embarcou mais de um milhão de toneladas ao Brasil em 2008.

Mas aparentemente a Rússia parece estar próxima de conseguir a liberação para embarcar sua safra ao Brasil.

"A delegação em Moscou deve agora recomendar a aprovação da Rússia como possível fonte de trigo para os importadores brasileiros", disse o coordenador-geral da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Silvio Farnese.

"A maior parte do trigo russo, entretanto, é do tipo soft, e o Rio Grande do Sul já produz quantidade suficiente disso. Precisamos de trigo duro. A Rússia tem um pouco. Teremos que ver quanto e de que qualidade", completou ele.

Farnese explicou que, quando o governo liberar o trigo russo, representantes das processadoras e importadoras locais viajarão para a Rússia para investigar a qualidade do trigo e fazer contatos.

Na semana passada, o secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Welber Barral, afirmou que o governo iria abrir uma cota livre de tarifa para o trigo fora do Mercosul a partir de março.

O Brasil tem uma tarifa comum de importação de 10% para grãos com origem fora do Mercosul. Um representante do setor de grãos da Rússia disse duvidar de que o Brasil vá importar muito trigo da Rússia.

"Não acredito em grandes embarques de nosso trigo para o Brasil", disse Arkady Zlochevsky, chefe da União Russa de Grãos.

Ele destacou o elevado custo do frete como principal motivo. O índice do Báltico , referência para custos de fretes, tem subido rapidamente depois das mínimas atingidas nos últimos meses.

"Parece que a janela de oportunidade não vai se abrir à Rússia com a queda da tarifa, já que as taxas de frete estão subindo", disse ele. "Mas pode haver alguns embarques comerciais".

Conquistar o acesso a um dos maiores mercados importadores de trigo do mundo é certamente do interesse comercial da Rússia. O país colheu um recorde de 63,75 milhões de t em 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário