terça-feira, 12 de maio de 2009

Brasil compra 800 mil doses de remédio pronto contra gripe suína

O Ministério da Saúde negociou com o laboratório Roche a compra de 800 mil doses do medicamento Tamiflu, para o tratamento da gripe suína. O Brasil tem, atualmente, matéria-prima para produzir medicamentos para, pelo menos, 9 milhões de pessoas contaminadas, mas resolveu não abrir os tonéis que contém o produto para prolongar seu prazo de validade.

De acordo com o ministério, a quantidade de casos confirmados e suspeitos no País ainda é pequena para que se comprometa a validade do material bruto existente. A escolha pela compra do material já processado se deu por esse motivo. Foram confirmados no País, oito casos da doença, até agora. Outras 22 pessoas são suspeitas de estarem com gripe suína em oito Estados: 10 em São Paulo, três no Distrito Federal, três em Pernambuco, dois no Rio de Janeiro, um no Paraná, um em Alagoas, um em Rondônia e um no Ceará.

Em 2007, o Tamiflu chegou a ser proibido no Japão por estar relacionado a comportamentos perigosos, que incluem suicídios, das pessoas a quem o medicamento foi receitado. Segundo o Ministério da Saúde, essa informação não foi confirmada e, portanto, não foi considerada durante a compra do produto. Embora a negociação esteja concluída, não há previsão de quando o medicamento processado chegará ao Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário