A Venezuela formalizou nesta quarta-feira a doação de uma ilha próxima ao Estado americano de Nova Jerséi aos Estados Unidos. A doação havia sido anunciada pelo presidente do país, Hugo Chávez, durante a Cúpula das Américas, na semana passada.
A ilha de Petty, de apenas 214 hectares, havia sido comprada pela estatal venezuelana de petróleo, PDVSA, em 1990. A embaixada da Venezuela em Washington anunciou que a empresa "transferiu oficialmente o controle da Ilha de Petty ao Estado de Nova Jérsei para a criação de uma reserva ecológica, natural e histórica".
Aproximação
A PDVSA não mantém atualmente operações na ilha, realizando apenas projetos ambientais. A declaração emitida afirma ainda que o gesto "ressalta o compromisso do povo venezuelano com a preservação do meio ambiente e os fortes laços de amizade com o povo americano".
"O destino da ilha tem sido o assunto ambiental mais importante para Nova Jérsei nos últimos 3 anos. De fato, o governador de Nova Jérsei sugeriu transformar a ilha em uma reserva ecológica nas últimas eleições", disse o comunicado.
Nem EUA nem Venezuela mantêm embaixadores em suas respectivas embaixadas. Após o encontro entre Chávez e Obama em Trinidad e Tobago, os dois líderes disseram que vão estudar uma reaproximação diplomática.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário